Palácios como o de Dolmabahce, em Istambul, construído em 1853, são aquela espécie de edifício opulento que encanta tanto pela arquitetura quanto pelo tamanho – com 285 quartos e 43 salas em uma área de 250 mil m². Se na época foi possível realizar um lugar tão magnífico a pedido de um sultão, hoje, com tantos recursos para erguer arranha-céus, o palácio é tomado como inspiração para realização de grandes empreendimentos hoteleiros. Um deles é o Hilton Istambul Bomonti Hotel, que tem em seus 34 andares 829 apartamentos e 12 mil m² de espaço para eventos.
O projeto, feito pelo estúdio londrino GA Design, fica no distrito de Sisli, parte europeia da cidade onde estão um centro de compras agitado e várias opções de entretenimento e passeios. E para quem deseja relaxar após explorar a região o hotel conta com um spa de 3.300 m² com tratamentos diversos, duas piscinas e uma academia completa. Para as refeições o restaurante The Globe serve pratos que revelam os sabores locais. Aqueles que preferirem conhecer o famoso café turco, podem se acomodar no Grand Lobby, onde a bebida é servida durante o dia todo.
Pensando em quem viaja apenas a negócios, o Hilton Istambul tem uma infraestrutura voltada para os empresários. Grandes eventos corporativos utilizam um salão com capacidade para 6.350 pessoas. Mas as reuniões não ficaram de fora; existem ainda salas com tecnologia digital para apresentações. Após o trabalho é sempre bom dar uma fugida e, para isso, basta subir até o 34º andar, no Cloud 34. Nesse terraço amplo e luxuoso são servidos drinks internacionais diante de uma vista incrível de Istambul e do estreito de Bósforo.