Um jovem casal da cidade de Melbourne, na Austrália, sofria constantemente com a falta de iluminação em sua casa da era vitoriana, que era voltada para o sul. Quando decidiram reformar, o estúdio Architecture Architecture lançou brilho sobre a construção e sobre a vida desse casal. Eles esperavam reformar a cozinha, o banheiro e construir uma sala de estudos, mas acabaram ganhando um novo living que encheu aquele lar com o calor do sol vindo do norte.
Para que isso acontecesse, o modesto quintal que ficava no fundo da casa foi completamente reestruturado. As paredes que isolavam o ambiente foram colocadas abaixo em prol de duas extensões ao espaço interno acompanhadas por dois longos bancos e um par de janelas de vidro retráteis. Quando fechadas, protegem a casa de quaisquer adversidades meteorológicas e, quando abertas, praticamente transformam o ambiente interno e o externo em um só.
Além de aumentar a amplitude, as reformulações fizeram com que a luz solar vinda do norte clareasse e esquentasse a morada durante todo o ano. Para deixar tudo ainda mais interessante, os tijolos antigos reciclados foram deixados à mostra, interrompendo as linhas retas e o branco absoluto do projeto original.
A nova área de convivência, formada pelas antigas sala de estar e cozinha, ganhou um outro telhado. O novo projeto, inclinado, além de permitir a instalação de janelas com persianas, aumenta ainda mais a iluminação do ambiente e, de quebra, esconde o quintal da vista dos vizinhos. Mais espaço, mais luz e, por que não, mais privacidade.