As diferentes posturas do artista perante a sociedade e seu vínculo com a cena cultural são o tema da exposição O Artista como Autor/O Artista como Editor, que será inaugurada no próximo dia 15, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC USP). Com curadoria de Tadeu Chiarelli, a exposição reúne obras de autores nacionais e internacionais como Regina Silveira, Leonilson, Ivens Machado, Karel Appel e Robert Raushenberg - todas provenientes do acervo do museu.
O objetivo da mostra é evidenciar características essenciais da produção artística nas últimas décadas, dividindo os artistas em dois estilos: os que agem diretamente sobre o mundo - imprimindo uma marca clara como autores -, e aqueles que se apropriam do real criando um novo significado a partir de variáveis existentes, ou seja, editando a realidade à sua volta. “É pertinente destacar as diferenças de atitude entre o artista/autor e o artista/editor, como posturas que explicitam de maneira mais contundente as crises da sociedade ocidental e, dentre elas, a crise da arte”, explica Chiarelli.
A mostra inaugura o sexto andar do MAC USP e faz parte de uma série de outras exposições que estão em cartaz, todas com entrada franca.
O Artista como Autor/O Artista como Editor
Local: MAC USP
Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301, São Paulo
Data: a partir de 15 de junho
Horário: terças, das 10h às 21h; quarta a domingo e feriados, das 10h às 18h