Las Vegas. Ao pronunciarmos o nome de umas das mais famosas cidades do mundo, a mais tumultuada vida noturna nos vem em mente. Seus cassinos e jogos de azar, que fizeram alguns ricos e levaram outros à bancarrota, e o glamour de bares e boates compõem o imaginário da cidade. Porém, o estado de Nevada é o mais seco dos Estados Unidos, abrigando um grande deserto semiárido. O escritório assemblageSTUDIO usou essas características inesperadas da outra face de Vegas para projetar a tresARCA.
Com quase 750 m², a casa foi idealizada em três níveis. A família, que gosta de receber, reservou o piso mais inferior para uma pequena casa de hóspedes, com cozinha e quartos próprios. O piso térreo é composto pela área social, com livings internos e externos, além de uma área gourmet no lounge da piscina.
Os quartos ficam no terceiro piso, distanciados das agitadas áreas comuns, e são envolvidos por uma estrutura de aço enegrecida e uma fina camada de malha vazada que difunde o sol, principal agente dos quentes desertos de Nevada. A morada é uma extensão do ambiente árido que a cerca. Se os blocos do projeto imitam a densidade do deserto, o ambiente externo, com suas sombras e proteções, fazem da piscina um oásis quase que natural.
A textura e densidade da construção imitam a estratificação da Red Rock Mountain, conhecida por sua coloração única, causada pelo depósito de diferentes nutrientes ao longo dos anos. Os tons de areia e terra, os materiais ásperos como aço e gesso queimado e a arquitetura imponente também evocam o Red Rock Canyon, área de conservação nacional visitada por mais de um milhão de pessoas anualmente. Suas extensas trilhas naturais atraem turistas cansados do turbilhão de luzes da parte conturbada do estado.