Da instalação em uma antiga fábrica de gelo, ao bistrô no mercado de pulgas, desvendamos os lugares menos óbvios (e ainda desconhecidos) para comer e beber na capital francesa. Se você já está de malas prontas para a Cidade Luz – ou é apenas um admirador de uma boa curiosidade –, é bom ficar por dentro desse roteiro e aproveitar cada detalhe dos menus, é claro!
1 - Foyer de la Madeleine
Já pensou almoçar no subterrâneo de um monumento histórico do século 18? Esse restaurante fica no subsolo da icônica igreja de Santa Madalena e tem refeições que custam até 10 euros (incluídas entrada, prato principal e sobremesa), com os lucros destinados à obras de caridade. Barato pra caramba!
O Foyer pode ser acessado através de uma pequena porta lateral da igreja, por trás do mercado de flores, e o local abre de segunda a sexta-feira para almoço, das 11 às 14 horas.
Endereço: L'Eglise Sainte Madeleine, Place de la Madeleine, 75008
2 - L'Etage de Pastavino
O que parece ser apenas uma delicatessen em uma rua movimentada de mercados em Saint Germain esconde um belo segredo na parte dos fundos. Lá atrás, dois quadros que passam quase despercebidos indicam dão a deixa para o curioso subir a escada em caracol. Aí vem a surpresa! Nada de produtos à venda nas prateleiras, mas sim um cenário sofisticado para jantar, com direito à jazz como trilha sonora.
O cardápio é variado e escrito inteiramente em italiano (que os garçons gentilmente traduzem e explicam item por item). As carnes e queijos são frescos e abastecidos pela loja de carnes que o estabelecimento abriga abaixo. Portanto, da próxima vez que você passar em uma delicatessen para comer um sanduíche, observe novamente, pois nem tudo o que parece, é!
Endereço: 18 Rue de Buci, 6eme
3 - La Maison des Frigos
Uma fábrica de gelo abandonada do século passado, com um pátio arborizado e apartamentos contemporâneos. Essa locação, que abriga vários ateliês, é ocupada por uma comunidade de artistas que se mudaram para o espaço durante a década de 1980.
Na parte de trás do local foi criado um restaurante com menu sazonal, comandado pelo proprietário japonês, Mariko.
Endereço: 19 rue des Frigos (91 quai de la gare), 75013
4 - Chez Louisette
Perdido no labirinto de becos do lendário mercado de pulgas de Paris, situado entre dois antiquários discretos, esse bistrô parece saído de uma cena teatral. O chef correndo para fora da cozinha, a qualquer momento, gritando de forma dramática com as garçonetes, e o som de nomes como Edith Piaf, com certeza farão você ficar em dúvida se está mesmo em 2014 ou se foi teletransportado para a década de 1930. Para completar, um menu clássico com queijos, vinhos e tradicionais pratos franceses.
Endereço: 136 Avenue Michelet, 93400 Saint-Ouen (aberto de sábado a segunda)
5 - Café A
Após passar pelas portas de um antigo convento do século 17, depare-se com um pátio bem aconchegante, com mesas e cadeiras de praia para descansar o dia inteiro. No verão, fica aberto até a noite, com concertos e sessões de cinema organizadas durante os finais de semana. No menu, entradas e indicações mais básicas, como bruschetta, frios e pratos do dia.
Endereço: 148 rue du Faubourg Saint-Martin