A designer de interiores Solange Medina tinha objetivos muito claros quando começou a conceber o décor desse apartamento na zona sul de São Paulo. O cliente, um homem de meia idade com duas filhas adolescentes, buscava um local com ambientes acolhedores e alegres, adequados para receber tanto a família como os amigos.
Embora o apartamento de 380 m² no bairro dos Jardins estivesse pronto para morar, era necessário imprimir a ele maior personalidade. Em função do perfil do proprietário, a decoração deveria ser elegante, contemporânea e mais masculina.
Durante os quatro meses que duraram a intervenção, da elaboração do projeto à entrega, não foram realizadas grandes obras civis. "Criamos apenas uma copa junto à cozinha e retiramos uma bancada e cuba existentes na varanda", conta Solange. No amplo living capaz de acomodar dez pessoas confortavelmente, a estante, originalmente com 6,70 m, foi reduzida. "Havia poucos armários para abrigar louças, copos e outros objetos. Por isso, fechamos um lado da estante com portas e, do outro lado, apoiamos um quadro grande reduzindo a longa prateleira", revela Solange. Para aquecer o ambiente e adicionar textura, a designer utilizou revestimento de palha, fornecido pela Orlean, no fundo da estante.
Originalmente, a marcenaria do imóvel era em tom muito escuro (wengue). Para clareá-las, o projeto de interiores lançou mão de duas estratégias principais. Alguns elementos de madeira, como a estante do living, foram folheados. Outros, como os painéis do hall do elevador, a estante da sala de jantar e a parede de acesso à cozinha, foram laqueados.
O décor do apartamento como um todo apoiou-se na escolha de mobiliário de linhas contemporâneas (Artefacto) e de tons neutros. A iluminação teve a inclusão de pontos de luz adicionais. Também foram colocados papéis de parede (Orlean) no living, na suíte das filhas, lavabo e banheiros, adicionando cor e personalização.