Quando um casal que coleciona carros antigos resolveu buscar por uma nova morada na cidade de Maastricht, nos Países Baixos, esperava-se que escolhessem uma entre as centenas de casas históricas que se enfileiram pelas ruas de pedra locais. Entretanto, a paixão pelo vintage mostrou-se adequada apenas aos veículos. Eles preferiram construir do zero um novo lar que se adequasse às vontades dos dois.
O projeto encomendado ao estúdio holandês Wiel Arets Architects acabou criando uma quebra na padronagem ininterrupta de tijolos aparentes e detalhes arquitetônicos de época exibidos nas fachadas daquela vizinhança. Nascia V’ House, uma construção de três andares e 530 m² formada de vidro, concreto e linhas retas. Uma explosão de modernidade em meio ao antigo.
Como a cidade dita que os novos edifícios sigam a escala daqueles que o cercam, a fachada envidraçada ganhou um charmoso detalhe geométrico: um teto assimétrico que une a cobertura da propriedade da direita com a parede da vizinho da esquerda. Além de charmoso, o revestimento de vidro espelhado foi escolhido para melhorar a iluminação interna, já que o terreno era comprido e estreito. Com o mesmo objetivo, foram criadas várias entradas de luz e um grande vão nos fundos, dando origem a uma área externa e um estacionamento no andar térreo, onde ficam os Aston Martins do casal. Mas os carros não ficam expostos às intempéries do tempo. A sala de estar, suspensa por fortes vigas de aço, flutua sobre eles. Afinal, tais raridades precisam de grande proteção
A circulação entre os ambientes da casa ditou a divisão dos espaços amplos, feita com mobíliário feito sob medida para armazenamento dos pertences do casal. Logo após atravessar a porta deslizante, que é ativada pelo iPhone dos proprietários! – o que explica a falta de fechaduras – é possível escolher entre duas escadas: uma chamada de lenta e outra de rápida.
A escada lenta leva do térreo até um amplo living, que se conecta à cozinha e à sala de jantar em um nível um pouco mais elevado. Já a rápida atravessa toda a altura da casa, dando acesso à cozinha e ao living no segundo andar e à suite e escritório no terceiro.
Chegando no topo, fica um terraço cercado pela bela vista panorâmica dos baixos telhados de Maastricht. Um contraste magestral com as superfícies refletoras da V' House.