Uma simples textura, aplicada em uma cortina, poltrona ou sofá tem o poder de modificar um ambiente? De acordo com as premissas da exposição Textured Planes, a única resposta possível seria: “Mas é óbvio!”. A galeria nova-iorquina Demisch Danant recebe, para a mostra, trabalhos de três experts no assunto: Sheila Hicks, Joseph André Motte e Pierre Paulin.
As obras em grande escala de Sheila – incluindo uma enorme tapeçaria comissionada pela Air France, em 1969 – mostram o poder de humanização que uma superfície macia pode trazer para a solidez geométrica da arquitetura. Enquanto isso, Motte usa suas criações – como os assentos modulares feitos quase inteiramente de espuma e estofamento para a Prefeitura de Rouen – para alterar a forma de circulação em ambientes públicos, tornando-os mais convidativos e confortáveis.
Já Paulin revolucionou a criação de mobílias usando curvas radicais e tecidos modernos e coloridos. Não é à toa ele foi escolhido para criar os móveis do Palais de l’Élysée. Na ocasião, usando tecido feito de jérsei elástico, ele criou um teto abobadado na residência presidencial francesa, modificando completamente a estrutura do local.
Textured Planes: Sheila Hicks, Joseph André Motte, Pierre Paulin
Data: até 10 de maio de 2014
Local: Demisch Danant
Endereço: 542 W 22nd Street, New York City