Remixar o novo e o antigo de uma forma harmônica não é uma das coisas mais fáceis no trabalho de um designer. Quando se trata de juntar um material orgânico com outro industrializado, a mescla torna-se ainda mais difícil. Porém, para o designer Maximo Riera, esse é um terreno já desbravado. Depois de criar as Animal Chairs, poltronas que combinam formas de animais com assentos de formas clássicas, os possíveis percalços na criação de móveis fundindo o futurismo da estrutura de metal geométrica com o aspecto rústico da madeira de oliveira, não foram suficientes para espantá-lo.
Para criar a coleção de mesas Millennial Console, o espanhol lança mão de um processo mais longo do que pode parecer. Até que as toras de madeira milenar – daí o nome do conjunto de móveis – tornem-se aptas a serem trabalhadas, é necessário um longo processo de tratamento. Quando recolhidas da natureza, elas estão completamente sujas e não mostram a beleza dos três tons típicos da oliveira, devido aos resíduos de seu óleo natural que permanecem nas peças, apesar de elas estarem mortas há séculos.
Para que sequem completamente, os troncos são deixados descansando por aproximadamente um ano. Depois de todo esse tempo – e de perder 25% de sua massa –, a matéria orgânica finalmente começa a ressuscitar em forma de mobília.
Engana-se quem pensa que, então, o processo fica mais fácil. O próximo passo é retirar a casca de cada tronco com banhos especiais, tratá-los quimicamente e polir a superfície, para que todas as três tonalidades naturais desse tipo de madeira tornem-se visíveis.
O formato de cada pedaço, então, é estudado minuciosamente para que seja criada uma estrutura metálica ideal a ele, que evidencie as formas e cores individuais. Em contraste aos tons terrosos da matéria orgânica, o artista recobre a estrutura de metal com cores fortes, explicitando a natureza antiga de um elemento e a moderna do outro. Como resultado, peças únicas, tanto no design e forma, quando nas características da madeira.
Para Riera, Millenial Console é muito mais que a simples criação de móveis. “Meu objetivo é trazer de volta à vida um material estéril há tempos. Ele apresentará uma forma diferente, mas a alma e a essência da árvore original ainda continuam presentes”, explica.