Todo mundo merece chegar em casa e encontrar um refúgio contra a correria do dia a dia, ainda mais se a cidade em questão é a caótica Mumbai, na Índia. Não é à toa que o estúdio Abraham John Architects se dedicou ao extremo quando foi encarregado do projeto Villa in the Sky, uma morada de dois andares e mais de 1000 m².
O lugar não poderia ser melhor: o topo de um prédio de oito andares que estava sendo reformado. Lá nas alturas, o barulho do trânsito e da vida urbana são substituídos por uma vista deslumbrante do Mar Arábico. Graças a isso, eles optaram por fazer um ambiente luxuoso e amplo que se conectasse visual e fisicamente à paisagem.
Villa in the Sky ganhou, então, grandes paredes de vidro para não obstruir a visão paradisíaca e também uma orientação que transformasse a brisa oceânica em um aliado contra o calor. Além de não necessitar de ventilação artificial, o projeto foi todo pensado para ser ecologicamente correto e consumir energia de forma eficiente.
Não que o projeto precisasse disso tudo para ser incrível. Além da vista, o atributo principal do lugar, o décor mistura a elegância do minimalismo com detalhes rústicos e sofisticados. O vidro está em todos os ambientes – mesmo na separação entre os espaços internos –, oferecendo uma visão ininterrupta do horizonte. A madeira prevalece e a paleta de cores é sóbria tanto nas paredes quanto nos móveis. Para completar e dar vida, palmeiras e plantas tropicais salpicam o espaço de verde.
Morar no Villa in the Sky é como viver no paraíso. O difícil é querer sair de casa e voltar lá para baixo, na confusão do mundo real.