Resorts são comumente associados ao luxo na praia, sol e calor. Mas o Whitepod Eco Luxury Resort está longe de ser comum, não só por seu endereço, o gelado cantão de Valais, na Suíça, mas também por sua proposta, que prevê caminhadas de 15 minutos na neve para ir da recepção ao quarto, uma cúpula geodésica coberta por lona.
O hotel é reflexo de sua proprietária, Sofia de Mayer. Após uma bem-sucedida carreira em direito internacional, ela sentiu a necessidade de mudar e viu na sustentabilidade um ponto de partida. Depois de uma longa pesquisa, encontrou o local ideal para montar seu hotel com pods (casulo, em inglês), que associam conforto a responsabilidade ambiental. Os 15 pods mudam de lugar sem prejuízo ao meio e utilizam itens de baixo impacto ambiental.
Com 40 m², são ancorados em plataformas de madeira, capazes de resistir a nevascas e ventos de mais de 200 km/h. Em tempos mais amenos, se transformam em terraços com vista privilegiada do Lago Léman.
No interior, móveis em madeira de reflorestamento e mantas de fibras naturais compõem uma atmosfera acolhedora, com direito à bela luz natural que entra pelas amplas janelas. À noite, lamparinas garantem ar aconchegante e economia de energia elétrica. Também sem uso de eletricidade, o aquecimento é garantido pela lareira - e o isolamento térmico, pela cobertura de lona tecnológica.
No meio dos pods, o chalé central, construído no início do século 19, acolhe o lounge com lareira, um convite à convivência e bons drinques. No anexo, o spa dispõe de sauna finlandesa e ofurô no anexo. Já o restaurante Les Cerniers, especializado em cozinha típica dos Alpes, oferece pratos como raclettes e fondues, além de diversificada carta de vinhos.
As opções de lazer também são variadas e atendem a diferentes públicos. A 1.700 m de altura e aos pés da Cordilheira dos Dents du Midi, tem pista privativa com sete quilômetros de comprimento, para esquiador nenhum botar defeito. Para quem prefere outras emoções, há passeios de dogsled (trenós puxados por cães), trilhas a pé ou bicicleta e cursos de busca e salvamento em avalanches, entre atividades pouco usuais.