Este é um mês especial para nós, brasileiros. Gostemos ou não, nosso país sedia a Copa do Mundo. Todos os holofotes do planeta estarão focando nossa terra. Portanto, aproveitamos essa “ola” para escalar nossa seleção – de casas brasileiras.
Aqui, publicamos sete moradas de norte a sul, cada uma com seu ziriguidum e todas com a bossa da nossa gente. Invadimos a casa-museu de Carlos Augusto Lira, em Recife, que acolhe com charme peculiar uma coleção de milhares de peças de artesanato e arte popular.
Descobrimos o refúgio de uma nova-iorquina, em Trancoso, com tanto borogodó que parece ser de uma baiana autêntica. Aportamos na Cidade Maravilhosa e desnudamos os lares deliciosamente descontraídos dos empresários João Caetano e Rodrigo Quadrado, que contam a história do design nacional. Em Paraty, nos deparamos com a arquitetura ultracolorida, com um quê expressionista, do casal ítalo-brasileiro Marco Zanini e Flávia Alves de Souza.
Trouxemos, também, o estilo colonial da fazenda de Renata Amaral no interior paulista. E apresentamos a residência de um casal de colecionadores em São Paulo, assinada por GuilhermeTorres. Porque o traço modernista e a arte contemporânea não podiam faltar. Fizemos, ainda, um tour pelas lojas de mobiliário de algumas cidades-sede da Copa.
E, por fim, buscamos para nossas páginas um dos grandes nomes da decoração nacional, Sig Bergamin. Ele fala sobre sua carreira e inaugura, neste mês, sua coluna Sig Responde em casavogue.com.br, na qual esclarecerá questões de décor de nossos internautas, ilustrando suas dicas preciosas com imagens de seu vasto repertório criativo. Tudo para trazer ainda mais bossa ao nosso dia a dia.
Para saber o que você encontra na Casa Vogue deste mês, cujo tema é o Brasil, confira o sumário. A revista chega às bancas e à banca do iPad no dia 4 de junho.