A intervenção realizada nesse apartamento de 200 m² em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, foi profunda. Embora o imóvel estivesse recém-construído, para personalizá-lo e deixá-lo com a cara de seus proprietários, era preciso substituir os revestimentos, reformar os banheiros e abrir um dos quartos para ampliar a sala.
Os moradores, um jovem casal e seu filho de onze anos, queriam ambientes integrados, mas com o cuidado para não perder a privacidade. A solução encontrada pela arquiteta Bianca da Hora, responsável pelo projeto de reforma, foi lançar mão de divisórias venezianas de correr em madeira branca e que podem isolar cômodos ou unificá-los, a critério do morador.
A decoração de estilo contemporâneo combina diferentes texturas e equilibra tons de cinza presentes em paredes e nos estofados fornecidos pela 021 Móveis Cariocas, com detalhes muito coloridos. Destacam-se, nesse sentido, os pufes de fibra laranja no home e a tela de Rita Duarte fixada na parede atrás do sofá do living.
Um dos desejos dos proprietários era de que o décor incorporasse algumas peças herdadas de família, como o pendente da mesa de jantar. A saída encontrada por Bianca foi compor os espaços com um mobiliário de traços leves, em contraste com peças do acervo pré-existente e de formas mais clássicas.
Na sala de jantar, um armário com portas espelhadas permite guardar as louças da família e, ainda, transmitir a sensação de haver mais amplitude. Dando mais profundidade ao ambiente, a parede revestida com textura fulget recebeu nichos decorativos em madeira com iluminação feita por fitas de LED.
Concebido para destacar os pontos fortes do layout, o projeto de luminotécnica amarra as ambientações e chama a atenção sobretudo pelos rasgos no forro que, além de iluminar, ajudam a delimitar os espaços.