Com inspiração na filosofia utópica, na ficção científica e no trabalho de artistas como Lian Gillick e Donald Judd, o designer Kevin Callaghan criou a série de objetos experimentais de cerâmica Off the Planet.
As formas geométricas emaranhadas pelas mãos do islandês em cada uma das peças têm uma missão conceitual. Elas pretendem ser a representação visível de uma viagem interdimensional.
Callaghan usa, como ponto de partida para seu trabalho, estruturas matemáticas simples e universais como o triângulo e o quadrado. Depois, ele as cobre com cores vivas para maximizar o dinamismo e a vibração óptica das peças. As estruturas geométricas entrelaçadas, então, criam imagens que parecem estar em movimento mas, na verdade, são completamente estáticas.
Assim surge o questionamento sobre a percepção humana. Muita coisa acontece e os homens são incapazes de notar. E foi exatamente por isso que o designer resolveu criar “a visão de novas perspectivas de uma realidade de alta densidade”. De uma forma ou de outra, uma coisa não se pode negar: em qualquer tempo ou espaço, as peças de Off the Planet são lindas.