Ao criar um novo objeto de design, costuma ser mais fácil que a inspiração venha da própria necessidade do profissional do que de uma demanda externa. Foi pensando assim que a marca canadense Umbra tomou a iniciativa para lançar sua nova coleção: Umbra Shift.
Nela, o time composto por Albert Lee, Fugitive Glue, Harry Allen, Hlynur Atlasin, Lukas Peet, MSDS, Paul Loebach, Philippe Malouin e Umbra Studio foi desafiado a deixar a criatividade fluir para dar origem a novos móveis e itens focados nas influências contemporâneas da comunidade do design.
Assim nasceram peças de categorias completamente novas, outras com usabilidades inusitadas e ainda alguns híbridos que unem, com maestria, dois em um. A coleção foi mostrada pela primeira vez na International Contemporary Furniture Fair (ICFF), feira nova-iorquina que pretende apontar os rumos do design de móveis na atualidade.
Umbra Shift exibe peças resultantes de diferentes pontos de vista, feitas de técnicas manuais a novos materiais, que, em meio à pluralidade de ideias, ainda se conectam pelo espírito de vanguarda.