Os estudantes da Faap vencedores do projeto Novos Talentos Casa Vogue estiveram reunidos nesta sexta pela primeira vez desde o anúncio de quarta-feira para fazer brinde à vitória no Terraço Black, espaço da Mostra Black. No coquetel, foram reveladas quais empresas irão assumir a execução de cada um dos dez projetos vencedores. Os alunos também tiveram a oportunidade de explorar a mostra, guiados por ninguém menos que seu próprio curador, Sergio Zobaran.
Clique aqui e conheça os premiados na galeria de fotos do evento
O Professor Milton Francisco Junior, coordenador do curso de Design da Faap, mostrou-se otimista quanto aos frutos que o Novos Talentos pode render: “Esta parceria oferece aos estudantes a oportunidade de se inserir no mercado, além de qualificá-los e capacitá-los profissionalmente. Esperamos, com isso, melhorar a qualidade do design brasileiro”.
Gabriela Junqueira Franco e Henrique Marques Fraga, estudantes de Arquitetura, enxergam no projeto uma oportunidade de grande crescimento pessoal. “Essa chance é única, pois temos muito interesse em mobiliário, mas o curso de arquitetura não se especializa nisso”, explicou Gabriela.
Para Jussara Fernandes dos Santos Ilnicki, estudante de pós-graduação em Design de Interiores, a parceria proporciona visibilidade e confiança para quem está começando na área. Seu parceiro de projeto, João Augusto Anfe, enfatizou o quanto a experiência será enriquecedora ao portfólio dos alunos. Segundo Alice Costa Franco e Fabiana Raffaine Villegas, do curso de Arquitetura, o Novos Talentos poderá ensiná-los aquilo que não tiveram chance de aprender na faculdade, e permitirá um bom aprofundamento na área do design.
Maria Eugenia Monteiro Collaço, estudante no curso de Desenho Industrial, comentou que já aprendeu muito apenas com as visitas às fábricas, que representaram o primeiro passo. “Toda oportunidade é válida. Como disse a Taissa Buescu (diretora de redação de Casa Vogue), temos que encarar isso como uma experiência que levaremos para o resto das nossas vidas”, afirmou sua dupla, Thais Guimarães Costa.
Durante o brinde, Taissa e Milton explicaram um pouco da história por trás da iniciativa, além de sua relevância para o setor do design. Nesse momento, foram sorteadas três duplas para participar do DesignLab, espaço experimental da Casa Vogue na Mostra Black. Paula Veiga Camargo Barros, que foi escolhida junto com Fernando de Arruda Camargo, disse estar muito contente, especialmente pela natureza sustentável do projeto.
As marcas parceiras demonstraram tanto ânimo quanto os alunos. Para Andrés Zambra, da A Lot Of, o Novos Talentos vem ao encontro com a proposta da marca de investir em uma produção industrial que seja acessível aos jovens designers brasileiros. Da Mekal, Ken Kadow se diz honrado pela marca poder participar da iniciativa. “É muito legal ver a empolgação dos alunos. Nos sentimos pioneiros em um importante processo de fomento ao design brasileiro.”