Fã da estética de Burle Marx e Lina Bo Bardi, o designer de interiores alemão Michael Grzesiak aproveitou os azulejos que revestiam o teto de um açougue de mais de cem anos em Leipzig, Alemanha, para transformá-lo no charmoso bar e café Fleischerei.
Cabeças de boi, carneiro e porco entre desenhos art nouveau ornamentam o espaço, que também tem, nas paredes, azulejos originais Villeroy&Boch. Para esquentar ainda mais o clima, o designer fez bancos de ripas de carvalho e um balcão da mesma madeira com cubos em um interessante jogo de volumes – um toque contemporâneo ao projeto.
Do açougue resta apenas o imóvel. O cardápio hoje é bem diferente. O estabelecimento oferece aos visitantes uma seleção de cafés, bolos, sopas, quiches e paninis – tudo preparado por Jana Hirsemann. Num âmbito mais festivo e noturno, a casa também dispõe de vinhos, coquetéis e outras bebidas, de cervejas de gengibre à shakes de cookies.
Embora as fotos não revelem, há além do salão principal dois cômodos neste bar e café. Um deles é decorado de modo mais clássico, ao estilo do Reino Unido, com um sofá de couro, uma mesa e duas banquetas. O segundo ambiente é mais informal, sendo mobiliado por uma grande mesa coletiva com bancos longos.