Neste espaço, Sig Bergamin responderá, semanalmente, dúvidas de decoração dos internautas. Para enviar a sua, preencha o formulário. Veja, abaixo, as três primeiras perguntas selecionadas pela equipe da Casa Vogue e acompanhe as dicas e soluções do profissional. Participe!
Temos um vão sob a escada e queríamos ideias de como aproveitar esse espaço, que hoje em dia é morto. As paredes da sala são brancas e o piso, em porcelanato off-white. O que posso fazer?
(Cristina Fuzatto, 46, São Paulo)
"Caso tenha luz natural, coloque plantas em vasos de diferentes tamanhos e cores. Caso seja uma área sombreada pode colocar um banco simpático, simples, ou até mesmo fechar para armazenar coisas que chegam da rua. Faça o fechamento com o mesmo acabamento do hall; é uma boa solução."
_____________________________________________________________________
Sou mãe de um menino de 4 anos e estou grávida de uma menina. Moramos em um apartamento antigo, de ambientes amplos, com dois dormitórios, de modo que meus filhos irão dividir o mesmo quarto. Como posso decorar de um jeito alegre, mas neutro? É possível fazer um quarto que mescle masculino e feminino?
(Cláudia Marques, 37, Curitiba)
"Use tons neutros e aconchegantes (verde água, verde celadon, azul acqua) que servem para menino e menina e para qualquer idade. Branco não! Branco para crianças é um desastre. Monte uma brinquedoteca no meio do quarto!"
_____________________________________________________________________
Quero decorar a parede de um dos ambientes da minha casa com vários quadros e desenhos, com molduras de formas, cores e estilos diferentes. O problema é que não sei como organizar de modo que fique harmônico, mas ainda assim heterogêneo e interessante. Qual seria a melhor maneira de compor a parede?
(Heitor Grinblat, 29, Rio de Janeiro)
"Pense sempre parede a parede, nunca como um conjunto. Opte por alguns quadros com molduras pretas e passe-partout branco, ou ao contrário, caso os quadros sejam de fotos. Use também algumas molduras em ouro velho e com passe-partouts de larguras diferentes. Depois de todos escolhidos, os quadros vão combinar entre si, monte-os na parede como um quebra cabeça, definindo uma distância entre eles de 8 a 10 cm tanto na altura quanto na largura. É fácil, não tenha medo!"
Arquiteto e decorador com 36 anos de experiência, Sig cunhou um estilo identificado à distância. Com referências que mesclam brasilidade e mundo, o profissional cria uma espécie de samba chic. Suas combinações ousadas tomam seus projetos, livros, produtos e ações on-line, como o site Sig In, um portal que reúne dicas de lifestyle curadas por ele.