Neste espaço, Sig Bergamin responderá, semanalmente, dúvidas de decoração dos internautas. Para enviar a sua, preencha o formulário. Veja, abaixo, as três primeiras perguntas selecionadas pela equipe da Casa Vogue e acompanhe as dicas e soluções do profissional. Participe!
Comprei uma tapeçaria antiga e gostaria de combiná-la com vários quadros e elementos. Quais são as opções legais para que a parede não fique pesada e repetitiva?
(Natália de Almeida, 41, Rio Grande do Sul)
"Na minha opinião, tapeçaria não pode ser usada com quadros, tem que ser usada sozinha. Por uma questão de texturas, materiais. Dê o destaque a ela em um só espaço. Sendo essa tapeçaria uma peça antiga, merece ser usada como peça única.
Nada impede de usar um par de arandelas ou um par de espelhos ao lado dela, mas quadros e gravuras não são adequados."
_____________________________________________________________________
Gosto muito de estampas, mas sempre que tento combiná-las, o resultado fica poluído.
Qual é o segredo para fazer um mix de padronagens harmônico?
(Ricardo Tavares Silva, 38, Salvador)
"Correr o risco. Misture todas as cores, sem medo de errar, fica divertido e não fica poluído. Por incrível que pareça está na moda misturar estampas com cores vibrantes.
Vale a pena arriscar, o resultado é muito bom!"
_____________________________________________________________________
No afã de colocar papel de parede na minha casa, fui comprando e coletando pelo mundo vários rolos com motivos pelos quais me apaixonei - mas nunca foram parar nas minhas paredes, de fato. Tem floral gigante da Designers Guild (em cinza e branco, com flores azuis e pink). Tem geométrico marrom e cinza da Cole & Son, mais clássico. Tem pink manchado de preto da Timorous Beasties.
Estou completamente perdido ou dá para fazer algo de interessante com esses rolos (inteiros, mas esparsos)? Qual a sua sugestão?
(Ricardo Afonso, 47, Rio de Janeiro)
"Misture todos! Faça um grande 'patchwork' nas paredes. Não se preocupe em combinar, pode dividir as paredes em partes também, e cada parte com um papel, dependendo da metragem que você tem. Não tenha medo!"
Arquiteto e decorador com 36 anos de experiência, Sig cunhou um estilo identificado à distância. Com referências que mesclam brasilidade e mundo, o profissional cria uma espécie de samba chic. Suas combinações ousadas tomam seus projetos, livros, produtos e ações on-line, como o site Sig In, um portal que reúne dicas de lifestyle curadas por ele.