"Nós só queremos uma casa de praia!" A instrução passada por dois septuagenários aos arquitetos do escritório March Studio soava como pedido de ajuda. A construção de tijolinhos que o casal possuía na ensolarada Mornington Peninsula, Austrália, tinha poucas janelas e fechava-se para o jardim. Nada a ver com os proprietários. Amantes de design, eles queriam celebrar a vida em um lar luminoso e integrada à vizinhança. O jeito foi derrubar e construir do zero.
A nova residência ganhou portas de vidro na sala de estar, grandes vidraças ocupando metade do pé-direito e janelas no balcão de trabalho da cozinha. Isso porque os moradores desejavam ver de dentro o que estava acontecendo nos arredores e acenar para os amigos que passassem. Para evitar superaquecimento, toldos e caixas de madeira protegem as aberturas.
No interior, living, copa, cozinha e varanda são integrados, o que amplia o espaço para recepções festivas. Painéis de madeira clara ou revestidas com massa corrida formam a divisória. Assim, marido e mulher ganharam grandes superfícies livres para exibir seu grande orgulho: uma coleção de arte. Móveis e marcenaria têm cores suaves, que não competem com os quadros e esculturas.
A morada tem uma planta em formato de L voltada para a face norte. Uma das asas abriga os cômodos principais; em outra estão dois quartos de visitas, um banheiro e a garagem. A separação permite que os proprietários economizem energia: quando não tiverem hóspedes, só precisam esfriar ou aquecer parte do edifício.
Um grande deque divide as duas áreas e avança até a cerca. Coberta em parte por um pergolado, a estrutura encoraja o casal a passar o dia no exterior e conversar com os vizinhos. A terra ao redor do deque recebeu um jardim onde crescem plantas nativas de região - uma maneira de fundir melhor a casa aos seus arredores.
Outra estratégia para minimizar o impacto visual da construção de 250 m² foi projetar dois telhados inclinados em direção ao chão e um ao outro. Para criar tantos espaços de madeira, os arquitetos contrataram um ex-armador. As fotos mostram que o investimento valeu à pena.