As propriedades de cura das fontes termais do norte de Portugal sempre foram um forte atrativo turístico da região. No início do século 20, o rei D. Carlos I teve a ideia de transformar aquele refúgio da aristocracia portuguesa em um lugar ainda mais especial. Apesar de sonhar com um lugar luxuoso para acomodar visitantes, turistas e, é claro, a família real, o monarca nunca chegou a ver o Vidago Palace Hotel finalizado.
Foi no dia 6 de outubro de 1910, um dia após a queda do regime no país, que o espaço abriu suas portas em uma propriedade de vários hectares a uma hora de distância da cidade do Porto. Com 70 quartos em seus 5 andares e um suntuoso campo de golfe, a bela construção, projetada pelo arquiteto Miguel Ventura Terra e finalizada por António Rodrigues da Silva Júnior, rapidamente consolidou-se como um destino requisitado da Península Ibérica.
Mas em 2006, ao ser confrontado pelos novos padrões de luxo, a hospedaria fechou suas portas e recolheu dentro de si o esplendor do passado. Somente em 2010, cem anos após sua inauguração, o espaço recebeu novos investimentos e ganhou fôlego para trazer de volta a grandeza da Belle Époque, sob a chancela do The Leading Hotels of the World.
Os principais responsáveis pelo renascer do Vidago Palace Hotel foram os arquitetos José Pedro Lopes Vieira e Diogo Rosa Lã, que repaginaram os cômodos com o charme do passado, e o arquiteto Álvaro Siza Vieira, responsável por criar o novo e minimalista spa de 2.500 m² e o Club House de golfe. Um encontro surpreendente de estilos arquitetônicos.
Logo na entrada do grandioso prédio, a escada dupla de madeira ladeada por estatuetas de sílfides já dá o tom do que pode ser esperado. Assoalhos, painéis de madeira, móveis suntuosos, tecidos luxuosos e papéis de parede de seda são apenas alguns dos elementos que constroem esse universo dos sonhos cheio de alma e de história. Para trazer o esplendor de outros tempos para os atuais, o espaço ganhou novas salas de reunião e de eventos e aprimorou seus seis bares e restaurantes.
Como se a nostalgia da nobreza não fosse o suficiente, a estrutura ultramoderna do spa oferece o melhor para que os hóspedes possam usufruir das propriedades medicinais das famosas águas termais. O campo de golfe também ganhou um retrofit e passou a figurar na lista dos mais famosos campos do esporte no Sul da Europa.
Depois de tanto trabalho, o Vidago Palace Hotel brilha como se nunca tivesse fechado. Afinal, o que é bom de verdade não se apaga com o tempo.