Neste espaço, Sig Bergamin responderá, semanalmente, dúvidas de decoração dos internautas. Para enviar a sua, preencha o formulário. Veja, abaixo, as três perguntas selecionadas pela equipe da Casa Vogue esta semana e acompanhe as dicas e soluções do profissional. Participe!
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as notícias do décor
Meu chão do living e da sala de jantar - que se conectam - têm piso de granito salpicado de pontos cinzas, e há faixas pretas delimitando os dois espaços, bem como pequenos quadrados pretos aqui e acolá. Como posso decorar os dois ambientes tirando a atenção do chão?
(Elisabete Ferreira, 64, Minas Gerais)
"Brincar com tapetes coloridos, de tamanhos diferentes fazendo um patchwork. Não importa se são indianos, tibetanos. Essa mistura é muito bacana para tirar a rigidez desse piso tão marcante. Pode ousar! Vale a pena, pois preto com cinza, na minha opinião, são muito tristes. Não tenha medo de ousar!"
____________________________________________________________________
Gostaria de criar uma sala multiuso no meu apartamento, ou seja, utilizar para assistir TV, leitura, som ambiente e receber visita. A sala possui cinquenta metros quadrados. Seria possível?
(Gustavo de Almeida Prado, 39, São Paulo)
"Claro! Mas não se esqueça do conforto. Use uma mesa que sirva para o jantar, para fazer a decoração com livros, bater um papo, jogar, desenhar... Tudo junto com sofás, poltronas e TV num ambiente confortável e que promova a integração. Não se esqueça: o conforto é primordial! Um bom sofá, boas poltronas. Procure não deixar os objetos do ambiente de costas um para o outro."
____________________________________________________________________
Busco uma ideia para uma sala com dois ambientes, estar e TV. Meus ambientes são em tons cinza, preto e branco, piso em parquet espinha de peixe. Tenho boiseries nas paredes, dando um estilo francês, com móveis de época e contemporâneos. MInha dúvida é quanto à TV. O que fazer?
(Ana Estrazulas, 60, Porto Alegre)
"Hoje em dia a TV não é mais um objeto a ser escondido, ela convive com o contemporâneo e o antigo. Invista numa boa TV, com bom design para colocar na parede. Pode ser onde quiser. O mundo moderno exige essa interação, não vai ser um impecilho! Tempos modernos."
Arquiteto e decorador com 36 anos de experiência, Sig cunhou um estilo identificado à distância. Com referências que mesclam brasilidade e mundo, o profissional cria uma espécie de samba chic. Suas combinações ousadas tomam seus projetos, livros, produtos e ações on-line, como o site Sig In, um portal que reúne dicas de lifestyle curadas por ele.