Os primeiros espelhos conhecidos eram negros e volumosos. Descobertos por arqueólogos no sul da atual Turquia, eram feitos com obsidiana - um vidro vulcânico - polida e arredondada. Uma dupla de designers italianos, Diego Vencato e Marco Merendi resolveu voltar às raízes e criar um espelho mais interessante do que uma folha plana.
"Ficamos fascinados com a ideia de dar volume a um objeto que é geralmente achatado", contam. A obsessão deu origem ao Solid Mirror, uma peça escultural com formas orgânicas lançada na Semana de Design de Milão 2014 e criada para a marca Ágape. "Nós o imaginamos como uma gota de metal líquido sobre a parede".
Os designers projetaram toda a peça em vidro metalizado, revestido com uma fina camada de material prateado. Para não perder nenhum centímetro do espaço, o objeto ganhou lâmpadas embutidas. Quando ligadas, elas projetam luzes pela lateral - transformando a peça em uma luminária.
"O resultado é um objeto quase neo-primitivo, forte e delicado ao mesmo tempo", reflete a dupla. Os homens da antiga Anatólia aprovariam.