O litoral escarpado da Côte d'Azur já foi ponteado por fortalezas onde os soldados vigiavam, ansiosos, a chegada de inimigos do outro lado do mar. Hoje a região está em paz e sua costa atrai veranistas do mundo inteiro. Dessa vez estão interessados no azul profundo do Mediterrâneo no sul da França.
Ao projetar a Maison D1, o arquiteto Vincent Coste tratou, portanto, de trazer o mar para o dia a dia da morada. A villa foi construída para aluguel de temporada na cidade de L'Escalet, a dez minutos de Saint-Tropez.
Para manter a vista panorâmica do Mediterrâneo, Coste não hesitou em distribuir a construção em terraços. A encosta do morro abriga estacionamento, jardins e áreas de lazer. No cume, fica a casa moderna.
Ela organiza-se ao redor da área da piscina - que tem borda infinita e é ladeada por mobiliário de desenho orgânico. Um pergolado forma a área de refeições, onde as poltronas Eames complementam o ar moderno. A proteção do sol continua em volta do edifício e no segundo piso, criando novos espaços de convivência.
As áreas comuns da morada, como cozinha e sala de estar, estão no mesmo nível da piscina. Portas de vidro deslizantes cobrem a entrada do piso ao teto. Elas dissolvem a divisão entre dentro e fora - convidando as recepções a se estenderem da cozinha até a área de lazer.
No segundo pavimento estão quatro dos cinco quartos. Novamente, grandes panos de vidro permitem aos moradores enxergar o oceano logo ao acordar.
Ao priorizar o exterior, o arquiteto destinou apenas 120 m² para os cômodos internos. A decoração ajuda a ampliar o espaço: a área social não tem divisórias; armários do piso ao teto permitem armazenar muita coisa em um espaço reduzido, e as poucas paredes foram pintadas de branco. Nessa casa, afinal de contas, elas não são mais do que moldura para o mar.