O brilho das estrelas sobre a humanidade é motivo de fascinação desde os primórdios da civilização. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, descobriu-se que aqueles pequenos pontos luminosos, na verdade, eram outros mundos infinitos como o nosso, cheios de possibilidades, e que, no fim das contas, o planeta Terra é apenas um grão de areia em meio à imensidão cósmica. Não apenas na área científica, a recente exploração espacial também motivou o desenvolvimento da visão de artistas sobre os mistérios do universo. E é exatamente sobre isso que trata a exposição Mission [SpacexArt]-Beyond Cosmologies.
Para contemplar o tema, o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio recebe, em dois andares, cerca de 50 trabalhos que variam da ilustração artística e científica de temas cósmicos até grandes instalações imersivas e documentários. No time de artistas, nomes como Takuro Osaka, Takayuki Ohira, Keiko Kimoto, Hiroyuki Moriwaki e teamLab dividem espaço com material histórico.
Dentre as obras interativas, destacam-se Megastar, um estádio de estrelas, e Space Dance in the Tube, que permite ao público simular a sensação de gravidade zero. Além de todo esse oásis interestelar, discussões e workshops incitam a reflexão sobre o caminho que a história da Terra segue. Com a expansão do conhecimento e da consciência dos mistérios do universo, ela caminha perene em direção a um novo status: o de história espacial.
Mission [SpacexArt]-Beyond Cosmologies
Data: até 31 de agosto
Local: Museu de Arte Contemporânea de Tóquio
Endereço: 4-1-1 Miyoshi, Koto-ku, Tóquio, Japão
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h