O designer gráfico Jay Ferracane especializou-se em branding. Com a equipe da sua consultoria, a AngryBovine, dá vida e charme a sites, filmes e folhetos para empresas. A decoração do próprio escritório, no entanto, não o satisfazia. Cansado do ambiente, o profissional resolveu se mudar para um espaço que fosse a sua cara: um trailer de 1991 com toques retrôs e industriais.
O espaço de 27 m² não tem paredes. De um dos lados fica uma bancada em L, que recebe os três computadores da equipe. Os móveis são discretos. Com design funcional, liberam espaço para os funcionários trabalharem. Tubulações à mostra e uma estante sem adornos, mas repleta de livros, revelam a inspiração industrial.
Do outro lado fica o espaço de reuniões. Sua decoração é mais marcante. Cadeiras amarelas e um tapete cor de rosa em formato de cruz circundam a mesa. Um sofá fundido às paredes do trailer aumenta o número de assentos. Já luminárias industriais e um biombo de linhas esguias enriquecem o ambiente.
O escritório ganhou conforto com a madeira envelhecida e objetos vintage espalhados: uma fornalha de vagão da década de 1930, aparelho de som dos anos 1960 e um relógio. Detalhes pequenos, como garrafas de whisky, cooperam para a atmosfera rústica. Trabalhar a alguns passos da sala de estar e com o cachorro sonolento por perto também não faz mal para Ferracane.
"O trailer é carinhosamente conhecido como Twice (duas vezes), conta o designer. "O projeto foi um processo de aprendizado — impermeabilizar, instalar os fios elétricos, planejar o espaço — e tudo exigiu pelo menos duas tentativas para ficar certo", explica. Hoje os contratempos são histórias com as quais Ferracane entretém seus clientes.