Para os designers do coletivo de design italiano Something Good, os utilitários da casa e os acessórios de escritório podem – e devem – ser tratados também como objetos decorativos. A prova disso está na coleção lançada durante a Semana do Design de Milão em abril, na qual mostraram que é possível agregar valor estético aos itens que usamos em nosso dia a dia, além de valorizarem as pequenas empresas e artesãos italianos. “A escolha dos materiais e a excelência da produção são valores de um design consciente e cuidadoso. Ao optarmos por artesãos e fabricantes locais especializados em suas áreas, e com os quais temos uma relação próxima e consolidada, conseguimos produtos de alta qualidade”, fala o designer italiano Giorgio Biscaro, cofundador do Something Good.
Por isso, a coleção inclui peças de vidro soprado feitas por sopradores venezianos, como a lâmpada a óleo Bumblebee, assinada por Biscaro; e objetos de cerâmica moldados por ceramistas da cidade de Vicenza, a exemplo dos porta-velas Beaver, criados pelo designer italiano Odoardo Fioravanti. Junto com o espanhol Oscar Diaz e o eslovaco Tomas Kral, Fioravanti faz parte do grupo de designers convidados a colaborar com a coleção, que daí ganhou o sugestivo título “Our friends are Something Good too”. “Esse nome revela, de forma espontânea e sincera, um dos objetivos principais da Something Good, que é a troca e a cooperação com nossos colegas”, diz Biscaro.
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Além dele, fazem parte do estúdio coletivo os designers Enrica Cavarzan e Marco Zavagno (da marca Zaven), e Matteo Zorzenoni, que também assinam peças para a coleção.