A pouco mais de uma hora da agitada Milão fica a região de Franciacorta. Conhecida pelo vinho espumante, o pedaço de terra esconde belezas naturais e uma rica história. Suas colinas cobertas por videiras e abençoadas com clima ameno atraem nobres e ricos burgueses da Itália desde a Idade Média, quando o país ainda era um amontoado de pequenos reinos.
As vilas das famílias da classe alta continuam de pé. Uma delas, construída no alto de uma colina durante a primeira década do século 20, foi transformada no exclusivo L'Albereta. Neste hotel cinco estrelas, os hóspedes relaxam com a decoração aconchegante e o ar bucólico típico dos campos italianos.
O hotel está construído no meio de um parque com vinhedo e jardins. O verde permeia toda a fachada, coberta por trepadeiras. A natureza do exterior harmoniza-se com as flores e estofados brancos do lobby, que exala aromas de lavanda e alecrim. À noite, após o jantar, dois ambientes convidam à convivência: uma sala de conversa decorada com xadrez e tons de couro e uma biblioteca animada por uma lareira e um piano.
A decoração dos quartos enfatiza o conforto rural, com paredes em tons quentes e suaves ou neutros. Cortinas de cetim e seda envolvem os ambientes, onde estofados de linho e tecidos adamascados são a tônica. Móveis antigos adornam os pisos de mármore. Varandas de madeira permitem observar (e sentir o aroma) dos pinheiros, tilhas e magnólias que povoam a propriedade. Aqui, tudo relembra uma Itália tranquila e altamente sofisticada.
Cada uma das 57 suítes tem decoração própria. Há as que receberam lareiras; outras, afrescos nas paredes. Em algumas, o ponto de atração é a cama coberta por um dossel branco. O quarto 404 guarda uma surpresa, ideal para os apaixonados. Ao toque de um botão o teto se abre, permitindo assistir, da cama, ao movimento das estrelas.
Não que faltem atividades. O jardim tem um parque de esculturas contemporâneas, selecionadas em um concurso de arte internacional. Já o restaurante foi criado por ninguém menos que o chef Gualtiero Marchesi, conhecido como fundador da nova cozinha italiana.
Mas talvez uma das maiores atrações do hotel seja o impressionante spa, que oferece massagens, tratamentos de beleza, piscina aquecida e uma academia de ginástica onde é possível treinar observando as árvores.
Todas as atividades por ali, afinal, são uma desculpa perfeita para relaxar observando as videiras crescerem - como alguns italianos vêm fazendo há séculos.