Materiais naturais e rústicos, texturas, estampas... veja uma seleção de revestimentos de parede escolhidos por um time de profissionais que entende do assunto para dar aquele ar aconchegante à decoração.
Antonio Ferreira Jr., arquiteto
“Embora seja considerado um revestimento frio, o ladrilho hidráulico consegue aquecer os ambientes graças à textura do cimento e às cores. Considero esse material uma obra de arte, pelo capricho com que é feito artesanalmente. A estampa de bandeirinhas de São João tem um ar retrôque traz personalidade aos espaços.”_____________________________________________________________________
Toninho Noronha, arquiteto
“Usei muito tijolo nos anos 1990, revestindo não somente paredes em áreas externas, mas também em interiores. Nos anos 2000, eles apareceram nas paredes descascadas dos lofts, e agora ressurgem como opção de revestimentos para ambientes bem contemporâneos. Por serem escuros e apresentarem textura rústica, nos passam uma sensação aconchegante. Eu aprecio o contraste do tijolo escuro comum espaço todo branco, por exemplo.”
_____________________________________________________________________
Marcelo Polido, arquiteto, e Ana Hnzsel, designer de interiores
“Materiais naturais, com suas texturas únicas, são ótimas alternativas para levar calor aos ambientes. Em nossos projetos recorremos muito à madeira, que, além de ser quente, é um revestimento que combina sofisticação e despojamento. O uso do assoalho na parede é um recurso incomum e que personaliza a decoração.”
_____________________________________________________________________
Beto Tozi, designer de interiores
“Tecido sempre é uma ótima escolha para deixar o ambiente acolhedor, seja usado na parede, seja no mobiliário ou nas cortinas, em opções estampadas ou lisas. Para trazer uma pitada de ousadia à casa, gosto muito de empregar os desenhos geométricos, que também estão em alta na moda. O modelo manchado da LC Prints é moderno e confere um ar jovial ao décor.”
_____________________________________________________________________
Bruno Veras e Juliano Costa, arquitetos
“Os azulejos decorativos estão em alta e podem ser utilizados em cozinhas, varandas gourmet e até em painéis de parede em salas de estar e de jantar. Eles imprimem um padrão estético muito interessante – especialmente quando assentados com padronagens diversas, tipo patchwork. O mosaico de azulejos representa o resgate de um passado próximo, evocando boas lembranças.”
_____________________________________________________________________
Juliana Pippi, arquiteta
“A pedra Hijau possui um tom incrivelmente diferente, entre o verde e o cinza. Além disso, seu aspecto rústico contribui para criar um clima acolhedor. É versátil, já que pode ser aplicada em áreas externas e internas, completando uma ambientação mais brutalista. Já a usei em cascatas e piscinas e o efeito foi muito bacana – quando molhada, exibe um verde intenso que a torna ainda mais especial.”
_____________________________________________________________________
Patricia Martinez, arquiteta
“A escolha de um material que faz menção ao concreto modernista é sempre bem-vinda. E esse ripado acrescenta uma textura linda, tanto para áreas internas quanto externas. Gosto de usá-lo com a largura de 10 cm, em comprimentos irregulares, para que se destaquem ainda mais os relevos da superfície.”
_____________________________________________________________________
Aline Cangussú, arquiteta
“Composto por pastilhas de madeira rústicas, o revestimento Mix Palha traz relevos na superfície que garantem o toque de aconchego. Ele pode ser aplicado em apenas uma parede do ambiente para criar um ponto de atração. O resultado chama a atenção pela beleza e meus clientes adoram.”
* Matéria publicada em Casa Vogue #347 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)