Em seus três milênios de história, Bodrum já foi governada por gregos, persas, romanos, cruzados e turcos otomanos, entre outros povos. Hoje, a península é dominada por resorts de luxo, que transformaram a antiga Halicarnasso em um dos destinos turísticos mais importantes da Turquia.
Uma das últimas redes hoteleiras a abrir um resort de luxo na região foi a chinesa Mandarim Oriental Bodrum. Os arquitetos do empreendimento adotaram uma tática usada pelos moradores da região há séculos: distribuíram as acomodações em terraços nas encostas.
Assim, os quartos de 72 a 145 m² têm a melhor vista para o azul profundo do Mar Egeu. Grandes portas e janelas de vidro borram as fronteiras entre dentro e fora.
A implantação também permite que o sol banhe generoso as 109 quartos, tendo os raios filtrados por uma série de treliças. Os muxarabiês aparecem estilizados em diversos móveis e ambientes do hotel, lembrança da influência árabe sobre a cultura turca.
Cercados por oliveiras e pinheiros, todos os quartos ganharam deques, terraços ou varandas - perfeitas para relaxar sob o sol. Alguns alojamentos têm jardins, chuveirões e piscinas de borda infinita particulares. O resort ainda conta com spa, duas praias de areias brancas e dez restaurantes e bares.