Na semana do Dia dos Pais, não poderíamos deixar de falar aqui sobre as melhores flores para presenteá-los. Afinal, eles também merecem, não é verdade? Há algum tempo, quando falamos sobre o significado das flores, dissemos que as orquídeas eram ideais para presentear os homens. Agora, com a ajuda sempre tão bem-vinda do nosso expert no assunto, Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, descobrimos mais algumas curiosidades sobre essas flores que têm tudo a ver com os pais.
As orquídeas estão associadas à virilidade e à fertilidade desde a Antiguidade. A própria etimologia da palavra já indica isso. O termo deriva das palavras gregas órkhis – que significa testículo – e eidos – que significa aspecto, formato – combinadas por causa da aparência da primeira orquídea descrita, do gênero Orchis, cuja estrutura apresenta dois pequenos tubérculos.
Na Inglaterra vitoriana, sua raridade fez com que as orquídeas se tornassem símbolo de riqueza e exclusividade. No Japão feudal, a Orquídea Samurai era sinônimo de nobreza e bravura por ser extremamente rara e difícil de se achar.
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Essas características ainda hoje permeiam nossa cultura e fazem com que as orquídeas sejam largamente apreciadas pelo público masculino. Além disso, elas também costumam encantar os homens por oferecerem o desafio do cultivo associado à possibilidade de serem colecionadas.
Certamente, quanto mais exótica e de interesse botânico for a orquídea, maiores as chances de agradar. Abaixo vocês podem conferir uma lista das nossas orquídeas favoritas para o Dia dos Pais:
1. Paphiopedilum ou Phragmipedium, as Orquídeas Sapatinho
2. Micro-orquídeas
3. Maxillaria schunkeana, também conhecida como Orquídea Negra
4. Ludisia discolor, também conhecida como Orquídea Joia e muito admirada por sua folhagem ornamental
5. Cymbidium, com flores de tons mais escuros, como vinho e chocolate
6. E, claro, a Cattleya e a Phalenopsis brancas, como as que compuseram nosso arranjo da mesa para o Dia dos Pais, sempre clássicas, sóbrias e elegantes.
Sugerimos apenas evitar as espécies em tons pastel e rosadas. Prefiram o tradicional branco ou os tons mais escuros, quando disponíveis. Assim, com certeza, será impossível errar.
Um beijo e até a próxima!
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna, são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.