O sol brilha forte sobre as campinas de La Badiola, uma propriedade rural localizada entre o Mar Tirreno e o interior da Toscana, na Itália. Foi ali que, em 1800, o grão-duque Leopoldo II construiu um burgo, vinhedos, olivais e uma casa onde pudesse descansar. A fazenda oferecia aos hóspedes do governante um longo passeio por parques pontuados com ciprestes e pinheiros.
Esse pedaço de paraíso foi transformado no hotel de luxo L'Andana. A mansão de Leopoldo recebeu 9 suítes; a casa de fazenda conectada a ela, 24. Os ambientes estão unidos pelo jardim de inverno, um espaço acolhedor e informal construído com vidro e ferro, onde ficam lobby e recepção.
O tamanho das suítes varia de 40 a 92 m². Na casa de fazenda, o aconchego fica por conta do piso de terracota e das lareiras de manufatura toscana. Os quartos da villa possuem paredes pintadas em tons terrosos, cortinas bege e pisos de madeira - lembrando a simplicidade do tradicional estilo rural toscano. Já os móveis com padrões ornamentais fazem menção à estética da nobreza francesa. Em algumas suítes, uma banheira de hidromassagem particular permite que os hóspedes relaxem na intimidade.
Amantes da boa mesa podem passar uma temporada bem próxima à comida de qualidade. A começar pelo café da manhã. Basta pedir a receita no balcão da cozinha e assistir enquanto o chef prepara o prato - servido no salão de visitas ou na varanda com vista para o parque. Azeites e vinhos produzidos no local são outras atrações para os fãs de gastronomia.
A despensa do duque foi transformada no restaurante Trattoria Toscana, que mistura cozinha dessa região à nouvelle cuisine francesa. Única casa pertencente a Alain Ducasse na Itália, o estabelecimento ainda oferece aulas de culinária. É a oportunidade de aprender com os funcionários do lendário chef, que soma 33 estrelas do Guia Michelin em seus 28 restaurantes.
Quem prefere passar as férias exercitando-se pode usufruir da casa de golfe da propriedade, onde os 14 quartos oferecem vista para o olival e são tomados pelos aromas dos pés de morango, carvalhos e aroeiras.
O campo de golfe da propriedade se estende por um terreno ondulado de 30 mil m² até a costa. Um instrutor profissional orienta os praticantes pelo espaço, que tem 8 tees e 4 buracos, distribuídos às distâncias de 50, 100, 150 e 220 metros.
Outra atividade do hotel exige quase nenhum esforço físico. É o spa, onde os hóspedes são massageados, banhados e alimentados com produtos naturais. Entre as atrações destaca-se a piscina da vitalidade, cuja água a 37º C, rica em minerais, acalma as tensões musculares. Cores quentes e velas aromáticas criam uma atmosfera romântica nas quatro cabines da piscina – uma delas, feita para dois.