Estivemos na 15ª Office Solution Arquishow Facility Show, feira bienal de arquitetura, design e decoração voltada para o mercado corporativo, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mobiliário ergonômico, poltronas confortáveis, ambientes multifuncionais e peças de design foram apresentados por aproximadamente 100 marcas expositoras. Casa Vogue seleciona, abaixo, destaques e novidades do setor. Confira e inspire-se!
1. Maq ID por Rosenbaum: O designer Marcelo Rosenbaum e o estúdio Fetiche, dos designers Carolina Armellini e Paulo Biacchi, desenvolveram a linha de móveis corporativos Maq Id por Rosenbaum. O trio reconheceu a necessidade de instaurar um design jovem e inovador em peças de escritório, guiado por ambientes mais modernos. Os biombos, que mantém a privacidade sem comprometer a transparência do ambiente, permitem configurar espaços mais livres, sem necessidade do uso das divisórias e baias tradicionais.
_____________________________________________________________________
2. Triptyque para Deliart: A III Design by Triptyque desenvolveu a Linha T, um conjunto de móveis para escritório feito com madeira compensada e acabamento aparente – como os pregos, em forma de T, que nomeiam a linha. Ela é composta por uma ilha de trabalho para quatro pessoas, com prateleira acoplada na extremidade, além de uma mesa para diretoria, uma mesa para recepção e um aparador modular, que pode ser configurado para diversos usos. O escritório franco-brasileiro também convidou a designer Cecile Desille, que comanda o estúdio Design Comum, para assinar a linha Bureau, feita de compensado laqueado e madeira clara. O acabamento é o tecido Divina, da Kvadrat.
_____________________________________________________________________
3. Workbays, da Vitra: O lançamento é de 2012, porém a criação dos irmãos Ronan & Erwan Bouroullec continua atual e influenciando o espaço corporativo, que está fervilhando de novos investimentos e arrojadas soluções. Criadas para compor um espaço reservado dentro do próprio local de trabalho, as baias são produzidas com estrutura de alumínio e acabamento em feltro, um material de alta absorção acústica que contribui na redução de ruídos do ambiente.
_____________________________________________________________________
4. Maxdesign: A italiana Maxdesign, que já estabeleceu parcerias com designers como Tomás Alonso, Marco Maran e Dunja Weber, chega ao Brasil apresentado toda sua produção italiana - como sua recente criação, a cadeira Betty, desenhada por Christoph Jenni e com acabamento Kvadrat. Suas linhas já eram comercializadas em diversos showrooms, agora sua produção acontecerá paralelamente em solo brasileiro.
_____________________________________________________________________
5. My Chair Tela, da Flexform: Com design dos renomados italianos Baldanzi & Novelli, a My Chair é fabricada em resina de engenharia com injeção no molde por meio de gás nitrogênio, o que a torna mais leve que as cadeiras de ambientes corporativos tradicionais. Novas opções de customização, como o novo encosto feito de tela, foram apresentados pela Flexform. Além disso, a poltrona tem certificação internacional Greenguard, que atribui baixa ou nula emissão de produtos químicos.
_____________________________________________________________________
6. Public Office Landscape, da Herman Miller na Novo Ambiente: Com base na demanda de transformar o ambiente corporativo, a Herman Miller vem desenvolvendo o conceito do living office, com o qual criou soluções para que o ambiente de trabalho se torne um local de bem-estar e apoio à criatividade. Foi exposto o sistema de mobiliário lançado em 2014 na feira Neocon, em Chicago, com design de Yves Béhar, colaborador da marca.
_____________________________________________________________________
7. Kvadrat: A Kvadrat é marca pioneira na produção de tecidos de alta qualidade, e sempre realiza parcerias com renomados designers, arquitetos e artistas, como David Adjaye, Patricia Urquiola e Olafur Eliasson. Além de revestir escritórios inteiros ao redor do mundo (como os headquartes da Microsoft, na Itália), seus tecidos são escolhidos para revestir móveis, cortinas, paredes e oferecem outras soluções para escritório, pois além de resistentes ao fogo, sua trama é feita para repelir a sujeira. Destaque: os tecidos tem garantia de 12 anos!
_____________________________________________________________________
8. Linha Imagine LED, da Philips na LabLuz: Produzida pela Philips e vendida exclusivamente na LabLuz, inclui a luminária de mesa Posada, feita de metal e vidro, que fornece luz sem ofuscamento. Há também a luminária de escritório Connex, com braço direcionável, fornecendo luz a partir de qualquer ângulo, além de duas portas USB em sua base, onde celular, tabletes e outros dispositivos móveis podem ser carregados. O LED substitui a lâmpada comum, preservando energia, não emitindo calor e fornecendo luz limpa – detalhe essencial para os ambientes corporativos.
_____________________________________________________________________
9. Mirra 2, da Herman Miller na Atec: A primeira cadeira Mirra da Herman Miller foi lançada há mais de 10 anos. No final de 2013, a empresa lançou a Mirra 2, ergonômica e conceitual. Os designers do Studio 7.5, responsáveis por sua concepção, observaram os ambientes com interação humana e dispensaram o uso de computadores para projetá-la: preferem desenhar cada detalhe, da aparência ao funcionamento.
_____________________________________________________________________
10. Legale Plano, Bortolini: O conceito de microarquiteturas no escritório foi criado pela Bortolini para compor várias funções numa única plataforma linear de trabalho. A Legale Plano é a materialização desta ideia, pois permite atender às necessidades das equipes que necessitam de momentos de interação e concentração, além de ser uma alternativa para reuniões e para o trabalho de curta duração entre profissionais itinerantes.