Algumas suítes do Park Hotel Tokyo oferecem uma surpresa para os hóspedes. Os quartos e banheiros trazem murais criados especialmente para o local por renomados artistas contemporâneos japoneses. Nomes como Nanami Ishihara criaram pinturas abordando temas nipônicos.
O projeto Artistas no Hotel é uma adaptação das tradicionais residências artísticas. Os profissionais hospedam-se por alguns dias, escolhem os temas que melhor se relacionam com suas visões de mundo ou pesquisas estéticas e, baseados neles, decoram as paredes com as imagens que preferirem.
A administração do hotel já convocou oito artistas e espera chamar mais 23 para decorar as suítes nos próximos três anos. O plano é criar um andar inteiro, com 31 quartos cheios de arte.
O quarto mais recente foi pintado por Nanami. Ela inspirou-se nas festas populares para retratar elefantes, coelhos, deuses e estudantes de ensino médio dançando sobre um fundo vermelho. "Eu quis pintar um festival que não acaba nunca", conta.
A primeira suíte a participar do projeto recebeu as pinceladas de Hiroyuki Kimura. Fã de sumô, o artista ilustrou os ambientes com imagens e esculturas de lutadores em diversas posições. "Eu crio essas obras fazendo rascunhos de exercícios diários, praticando o esporte e me envolvendo espiritualmente nos rituais tanto quanto possível", conta Kimura. "Desejo expressar todas as ardentes emoções do sumô, a cristalização da cultura japonesa, em pinturas e terracota", acrescenta.
Já o pintor Ryosuke Yasumoto decorou o quarto com os 12 animais do zodíaco japonês. O gato e a doninha também aparecem, fazendo menção a uma lenda popular. Yasumoto aproveita o fato de sua tela ser tridimensional para pregar peças nos hóspedes. Assim, o desenho do macaco fica atrás da cortina; já o reflexo do tigre pode ser visto por quem olha no espelho em frente à cama.