A grama dobrada pela brisa inspirou a criação do Tilia, um móvel que mistura banco e cabideiro. O design, que lembra um arranjo de galhos secos, foi criado pela polonesa Alicja Prussakowska durante o seu trabalho de conclusão de curso na Academia de Belas Artes Jan Matejko, em Cracóvia.
Na peça, o banco de MDF serve como suporte para quatro sarrafos de pinus com penduradores levemente inclinados, como ramos de plantas. "A principal preocupação do design foi diferenciar a altura dos ganchos, o que melhora o valor funcional do cabideiro - tanto adultos quanto crianças podem usar o produto", explica Alicja.
A moça criou o móvel para o hall de entrada. Por isso, seus ganchos permitem pendurar casascos, cachecóis, chapéus, bolsas e guarda-chuvas. O banco pode ser usado para sentar enquanto se tira os sapatos, que ficam guardados na parte de baixo da estrutura.
Os cabideiros são organizados na ordem que o usuário preferir. No entanto, as peças não estão soltas. Um arranjo dentro da base garante que as varas estejam fixas e evita que o móvel se transforme em uma enorme confusão de roupas e madeira.
Os sarrafos são feitos à mão. "Detalhes valorizam a beleza e a nobreza da madeira e apresentam o valor do artesanato tradicional", conta Alicja. "As associações com o ambiente natural e o sentimento de conforto e liberdade de uso distinguem esse cabideiro da mobília produzida em massa", acrescenta.