Quando se tem uma linda vista para o mar azul, como nesse apartamento em São Conrado, na zona Sul do Rio, nada mais natural do que valorizar esse privilégio. Esse foi o ponto de partida utilizado pelas arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini ao projetar a decoração do imóvel de 250 m² pertencente a um jovem casal com uma filha de nove anos. As soluções foram todas pensadas para extrair o máximo de partido da paisagem de cartão-postal, indo de encontro com o que queriam os moradores. Elegância, funcionalidade, despojamento e certa alma carioca também eram qualidades desejáveis ao design de interiores.
Para chegar ao resultado almejado, as arquitetas buscaram criar ambientes claros, permeáveis, que transmitissem a sensação de suavidade e frescor. Daí a paleta de cores essencialmente neutra, as cortinas fluídas, a marcenaria clara e os móveis de desenho leve dispostos sobre o piso de mármore branco. Destaque para as poltronas Diz, de Sérgio Rodrigues, e para as cadeiras com encosto de palhinha, na sala de jantar, ambas fornecidas pela Arquivo Contemporâneo.
Tons mais fortes aparecem de modo discreto em tecidos, objetos e em alguns itens do mobiliário. Obras de arte como a fotografia de Valentino Fialdini adquirida na Via Manzoni e peças como a poltrona de formas orgânicas de Gaetano Pesce, adicionam uma pitada de provocação e personalidade ao décor.
A área social é toda integrada e composta por três ambientes bem definidos: sala de estar, jantar e varanda. A iluminação, projetada pelo lighting designer Maneco Quinderé, arremata a ambientação ofertando muita luz indireta embutida em rasgos no gesso.
Curta a página de Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Diferente do que ocorre na área social, para a suíte do casal buscou-se um estilo mais clássico, evidenciado pelos criados estilo Luís XV. O cômodo, que abriga também um home office, foi todo revestido com palhinha (Oficina 2), adicionando aconchego sem perder a suavidade.
Na suíte da filha predomina uma atmosfera lúdica e feminina. No cômodo, os tons de rosa e lilás preferidos pela menina foram amenizados pela marcenaria de linhas retas executada pela Tear Marcenaria.