Um dinossauro com aparência terrível andou pelo sudeste da Noruega em agosto passado. Não houve notícias de tumultos e gritarias entre os habitantes do tranquilo país nórdico. O monstro aparentemente foi domesticado pelo artista Markus Moestue, que o cavalgou sem medo dos dentes afiados nem da saliva que escorre entre eles. A fera atraiu apenas olhares curiosos.
O que era exatamente o objetivo de Moestue, ao viajar pela região com seu dinossauro construído sobre uma bicicleta de três rodas. Conhecida como "Cinturão da Bíblia" da Noruega, o sudeste do país tem uma população mais conservadora que o resto da nação.
"Foi um protesto contra a educação dogmática das crianças e a ideia, originada de parques temáticos de criacionistas, que ensinam que homens e dinossauros já viveram juntos", afirma ele sobre a obra de arte.
Moestue usou uma faca para esculpir o corpo do animal em poliestireno extrudado, uma espuma bastante rígida. A parte da frente, com sua cabeça pontuda, foi construída separadamente da posterior, que tem uma cauda ameaçadora.
E viva a arte!