Muito comuns em museus de história natural, os dioramas são uma forma artística de representar cenas específicas do cotidiano ou da natureza. Para questionar a relação da sociedade com os animais e com o patrimônio histórico, o artista plástico Vítor Mizael apropriou-se dessa técnica de museografia e levou dezenas de animais taxidermizados para a estação de metrô Trianon Masp, em São Paulo.
Integrante do projeto Vitrina do Masp no Metrô, a instalação batizada de Sem título - Série Diorama surpreende quem passa por ali ao apresentar, em uma vitrine, dez bichos tipicamente latinoamericanos cedidos pelo Museu de Zoologia da USP. "Parte do nosso patrimônio cultural, esses objetos estão quebrados e não há verba para mantê-los. Se ainda podemos vê-los, isso se dá graças ao empenho daqueles que trabalham no departamento", conta o artista.
Ao mesmo tempo em que chama a atenção para a manutenção das peças do museu, a vitrine com seres empalhados questiona a objetificação dos bichos, traço presente em grande parte da trajetória de Mizael. "Apesar de ali ocuparem a categoria de objetos, tratam-se de animais. Quero chamar atenção para a tendência humana de tomar posse e objetificar qualquer coisa, mesmo seres vivos."
Além da intervenção urbana, Mizael também povoa a galeria Blau Projects com uma revoada de 30 pássaros. Parte da individual Diorama – que também conta com pinturas e ilustrações –, a instalação é cercada por um políptico que reproduz o habitat natural dos bichos, criando pontos de tensão e questionamento ao representar alguns deles se chocando com um céu de mentira.
Vitrina do Masp no Metrô
Data: até 23 de novembro
Local: Estação Trianon Masp
Endereço: Avenida Paulista, s/n, Bela Vista, São Paulo, SP
Horário: de domingo a sexta, das 4h40 às 0h22; de sábado para domingo, das 4h40 à 1h
Entrada gratuita
Vitor Mizael: Diorama
Data: até 29 de setembro
Local: Galeria Blau Projects
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1464, Vila Madalena, São Paulo, SP
Horário: de terça a sábado, das 11h às 19h