Por todo o mundo, horas intermináveis de trabalho, excesso de informação e dificuldades de mobilidade contribuem para uma vida cada vez mais estressante. Nesse cenário, bom humor e conforto não fazem mal nenhum. A coleção Era vai de encontro a essa necessidade com bancos, cadeiras e poltronas marcados pelas curvas generosas e aparência divertida.
As peças foram criadas pelo jovem designer Simon Legald para a fábrica dinamarquesa Normann Copenhagen e apresentadas no Salão Internacional do Móvel de Milão de 2014. No Brasil, são comercializadas pela Scandinavia Designs.
Além de oferecer aconchego, Legald se preocupou em criar um design que se adeque à fluidez de situações da vida moderna. Graças à sua aparência discreta, os móveis podem ser usadas em diferentes ambientes na casa, conforme a situação exigir — desde o quarto até o escritório. A ideia é que as peças atendam também a diferentes gostos, funcionando em arranjos criados por amantes de design, famílias com crianças, jovens casais e idosos.
"Eu quis criar cadeiras individuais, cada uma com sua própria característica. Fiz isso através de variações entre versões altas e baixas e entre os diferentes esqueletos", conta Legald, que se formou em 2012 na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes. "As estruturas de madeira, por exemplo, são achatadas e trazem calor, ao passo que as de aço e cromo, redondas e delgadas, dão uma sensação mais industrial".
O toque divertido fica por conta dos contrastes que o rapaz deixou expostos. Assim, a poltrona de couro de encosto baixo, um móvel sóbrio, ganhou pés em arco, transformando-se em cadeira de balanço. Os formatos arredondados das peças parecem ter saído de um desenho animado.