O que seriam dos ambientes sem a criatividade dos designers? Sim, são eles que enxergam ideias onde a maioria apenas vê o óbvio. Prova disso é a luminária HB criada pelos designers do estúdio Michael & George. O casal de australiano vislumbrou diante de um simples lápis HB, aquele que todo mundo usa para escrever normalmente, uma forma inusitada e divertida de utilizá-lo. Daí, surgiu a nova peça. “Acreditamos que a vida deve ter mais senso de humor e fantasia”, dizem os designers”, que há seis anos moram em Londres, Inglaterra.
E foi partindo dessa premissa que eles literalmente jogaram uma luz sobre o objeto comum, concebendo uma luminária na forma de um lápis gigante, “para iluminar e acender um sorriso”, como eles dizem. Feita artesanalmente, a peça tem corpo de madeira cedro torneada, anel de latão e cúpula de vidro soprado na ponta – justamente onde ficaria a tradicional borrachinha do lápis está oculta a lâmpada.
Para que a luminária permaneça em pé, ela vem acompanhada por um gancho que deve ser fixado na parede – e, dessa forma, passa a impressão de estar sendo sustentada por uma mão invisível. O cabo que liga a luminária à tomada segue o mesmo conceito de faz de conta: ele sai da ponta do lápis gigante, parecendo, então, formar o traço deixado pelo grafite. Com oito metros de comprimento, ele permite que as pessoas criem seus próprios traçados, seja na parede ou no piso, proporcionando uma interação lúdica e criativa com a peça. “A ideia é mesmo que as pessoas brinquem com o fio no dia a dia”, finalizam. A luminária HB pode ser adquirida no site dos designers.