Flexíveis e apaixonados por espaços estreitos, os gatos são clientes perfeitos para arquitetos interessados em exercitar a criatividade. Em Los Angeles, Estados Unidos, uma dezena de escritórios criou peças para os bichanos viverem e brincarem. As casinhas foram apresentadas em uma festa beneficente, com dinheiro revertido para a ONG de proteção animal FixNation.
O escritório HOK, um dos participantes, criou um abrigo composto por casas transparentes empilhadas, perfeitas para os animais se esconderem. Os módulos ficam contidos dentro de uma estrutura feita com pedaços de madeira que os gatos podem arranhar. A peça faz referência ao famoso projeto Vitra Haus, do escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron.
Já os arquitetos do estúdio Space Int'l criaram um banco com espaço vazado no meio, onde os donos podem sentar enquanto seus bichanos se aventuram na parte de baixo. O estúdio Perkins + Will, por sua vez, inventou um túnel para os gatos escalarem com três aberturas – no topo, no meio e na base. E os profissionais do escritório DSH Architecture passaram fios de tecido por uma série de aros de metal para formar uma verdadeira rede para os animais.
Outros escritórios de arquitetura participantes foram Formation Association, Standard Architecture and Design, Wolcott Architecture, Abramson Teiger Architects, d3architecture, Lehrer Architects, NAC Architecture, Pfeiffer Partners, RNL e RTKL. Prova de que o design para animais tem muitos entusiastas!