Diego Revollo não sabia, mas seu escritório tinha um admirador. O dono desse loft se identificava tanto com o gosto do arquiteto e sua turma que lhes deu carta branca. O proprietário, um locutor e ator de comerciais e musicais, não tinha medo de criatividade. Pelo contrário, desejava um apartamento moderno e ousado.
Foi a desculpa perfeita para os arquitetos fazerem o que mais gostam: criar uma decoração que mistura aparência industrial com cores vibrantes, tirando o máximo dos 70 m² da morada. "É bacana fazer projetos para um cliente moderno, que topa tudo", conta Revollo. "É um exercício de arquitetura".
O profissional e o cliente decidiram deixar à mostra o concreto do teto e do piso. Para isso, tomaram o cuidado de revestir com resina transparente as partes onde o material foi deixado intacto. Evitar o forro de gesso permitiu economizar preciosos centímetros do pé-direito de 2,68 m.
Móveis e tapetes de tecido e madeira em cores fortes evitam que o apartamento tenha uma aparência fria, mesmo com a predominância do cinza. Assim, a sala de estar é marcada pelos tons vinho, lilás e roxo nas cortinas e tapete.
Já a cozinha com móveis negros e eletrodomésticos metálicos tem uma bancada amarela de madeira laqueada. O móvel se estende em L para formar a mesa da sala. O cooktop, no mesmo nível da bancada, garante a impressão de homogeneidade no espaço.
Uma coleção de assentos com bom desenho dá o tom para o estar. É o caso das convidativas poltronas Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e a escultural Wiggle Side Chair, de Frank Gehry. Elas complementam as cadeiras Eames, do casal Charles e Ray Eames, ao redor da mesa.
O astro do espaço é o enorme sofá em formato de L, desenhado pelo escritório. Suas dimensões, paradoxalmente, aumentam o espaço livre. "Não queria que o apartamento tivesse cara de vó, preenchido com muitos objetos pequenos", explica Revollo.
A mesma estratégia foi usada na decoração das paredes: uma fotografia marcante da colombiana Adriana Duque rouba a cena na sala de estar. E um clique mostrando escadarias do Vaticano traz profundidade à cabeceira da cama.
O quarto esbanja conforto. O piso mais alto, revestido de tauari, marca a área onde ficam sala de banho, closet e banheiro. A diferença de altura disfarça a presença de tubulações. Espelhos cobrindo as paredes do chão ao teto multiplicam o espaço. A banheira, próxima à janela, garante que seja possível se banhar com vista para a cidade. Já o antigo lavabo do apartamento foi transformado em um escritório isolado acusticamente para o morador trabalhar de casa.