Clareza e ausência de exageros marcam a arquitetura clássica. E foram essas as características trazidas pela arquiteta Fernanda Moreira Lima para esse apartamento no bairro de Higienópolis, em São Paulo. No projeto de 500 m² a profissional conjugou sofisticação e familiaridade, abundância de luz e conforto visual.
Cada membro da família tinha um pedido para a arquiteta. O marido desejava bastante iluminação – elemento que faltava no lar anterior. A esposa sonhava com ambientes clássicos e um espaço para relaxar depois do expediente. Os filhos, já na faculdade, queriam quartos multifuncionais, onde pudessem receber amigos, relaxar e estudar.
Para unir visualmente tantas exigências, Fernanda revestiu todos os cômodos de cores suaves e semelhantes. Assim, o mármore travertino bruto e a madeira tauari aparecem no piso, enquanto o tom Fendi reina nas paredes. Móveis brancos ou em tons de bege oferecem aconchego com discrição. As pitadas neoclássicas ficam por conta de peças de antiquário, como as cadeiras Luiz XV ao redor da mesa de jantar e os adornos de prata.
O projeto luminotécnico tem lâmpadas em abundância, mas preocupação com o conforto. Assim, filtros nas luminárias evitam ofuscamento. Em ambientes como o home theater, lâmpadas embutidas permitem desfrutar da meia-luz. As obras de arte e alguns móveis, a exemplo da mesa de centro do living, recebem fontes luminosas focadas. Assim, ganham destaque sem incomodar os olhos de quem está por perto.
Na hora de decorar a varanda, um dos cuidados foi permitir que casal pudesse tanto descansar quanto organizar recepções. Móveis curinga atendem à necessidade. Assim, a mesa de centro funciona como ponto de apoio para o café da manhã nos momentos íntimos. E o aparador decorativo de madeira auxilia nas celebrações.
A suíte do casal tem uma banheira unida ao box, onde a esposa pode receber massagens. "Na época do projeto ela trabalhava fora e pediu um mini spa para relaxar", conta Fernanda. Os grandes espelhos respondem ao desejo do marido de ter um ambiente com bastante luz natural.
O quarto da jovem ganhou uma daybed com futon, onde a moça gosta de ler revistas. Quando ela tem visitas, o móvel se transforma em uma cama de solteiro. Seu irmão tem uma cama que pode ser usada como sofá. Fã de videogames, reúne ali os amigos para embates épicos.