Conhecer novos lugares e sabores estão entre os maiores prazeres da vida. Na decoração do restaurante Frankfurt Station, em Barcelona, Espanha, os designers fizeram uma mistura visual das duas delícias. O local, destinado a lanches rápidos, combina a aparência de um café dos anos 1950 à de uma estação de trem.
Os profissionais dos escritórios Denys & von Arend e Egue & Seta conseguiram o efeito com bom uso dos revestimentos: as paredes receberam as subway tiles, semelhantes às usadas no metrô de Londres; e o piso, cerâmica imitando parquet. No banheiro, onde as pessoas passam menos tempo, os designers ousaram ainda mais. Acabamentos amarelos dão energia ao espaço.
Assentos acolchoados ficam frente a frente, como nos trens antigos. Estantes de madeira retroiluminadas ao lado das mesas têm o formato de janelas. No lugar de ver paisagens, os visitantes contemplam garrafas de cerveja, tratadas como enfeites decorativos. Deixar os tubos da chaminé à mostra e empregar luminárias fabris deu ao ambiente um toque industrial, típico das estações.
O restaurante também ganhou cartazes e placas em profusão. Assim como no transporte público, elas são marcadas por ícones grandes, fáceis de enxergar. Aqui, porém, anunciam o cardápio. "Procuramos representar o diálogo corrente e constante entre público e privado, dentro e fora, entre áreas que servem a diferentes propósitos", contam os designers do Denys & von Arend.