No meio do multicultural bairro nova-iorquino de Nolita, fica um restaurante que leva para a Big Apple um gostinho do que é viver na Nova Zelândia. Trata-se do The Musket Room, estrelado pelo Guia Michelin apenas alguns meses depois de abrir as portas, tornou-se um clássico instantâneo.
Depois de fazer parte de uma sequência de cozinhas premiadas em Nova York, o chef neozelandês Matt Lambert resolveu, em parceria com sua mulher Barbara Lambert e a restauranteur Jennifer Vitagliano, abrir um restaurante que tivesse o espírito de seu país. O menu é uma evolução da cozinha da Nova Zelândia, mesclando pratos tradicionais do velho mundo e influências asiáticas à contemporânea tendência de usar ingredientes sazonais – neste caso, vindos do quintal da propriedade. Para deixar tudo ainda mais diferente, as receitas foram elaboradas usando como base a experiência norte-americana de Lambert e seu treinamento francês.
Para criar o espaço perfeito para refeições tão especiais, foi chamado o estúdio Alexander Waterworth Interiors. O resultado mescla estéticas rústicas e contemporâneas para criar um salão simples, mas espetacular ao mesmo tempo. Logo na entrada, um longo bar de nogueira sauda os visitantes, guiando-os até o salão principal com vista para o quintal onde são plantados muitos dos ingredientes usados nas receitas.
Paredes de tijolos aparentes constroem um clima aconchegante que ganha um sopro modernista ao incorporar móveis de época, feitos de madeira escura e estofamento azul, e lustres cinquentistas de bronze. O piso oferece um toque de charme especial: feito de madeira corrida, apresenta ao redor do bar um interessante mix com calçamento em forma de escamas. Seja na culinária ou na decoração, o The Musket Room surpreende com sutileza.