Tão apaixonado por decoração como é pela moda, Alexandre Herchcovitch há tempos coloca sua assinatura em objetos para a casa. A partir deste mês, ele amplia essa vertente com os tapetes desenvolvidos em parceria com a Tabriz Collection. Nas cinco padronagens da coleção, o estilista reuniu referências à arte, ao cotidiano e a clássicos do seu universo, como a mítica imagem da caveira, que aparece esculpida em três versões. “Quis fazer uma linha maior, com itens para pessoas com perfis e idades diferentes”, conta Herchcovitch, que enxerga a casa como extensão do proprietário. “Diz muito sobre quem é você”, afirma.
O ponto alto é o Illusion, que exibe três designs quando visto em ângulos distintos, graças ao efeito óptico obtido pelo desenho geométrico em cinza, preto e vermelho, aliado ao volume em 3D. “Dá uma ideia de prisma”, observa. Na mesma sintonia, o traçado de um piso antigo de parquets ganha fôlego com a perspectiva em profundidade, combinando diversos tons de verde militar e azuis na linha Trompe L’Oeil. A coleção, feita de náilon Antron antialérgico, antiestático e antichamas, se completa com o modelo inspirado no clássico capitonê, em baixo relevo metálico. A exceção é a série de brasões medievais estampados digitalmente sobre camurça sintética.
“Sempre tive o desejo de desenvolver produtos com um estilista, porque acredito no vínculo entre moda e decoração”, diz Navid Rasolifard, diretor da Tabriz Collection. O iraniano conta que, desde cedo, aprendeu a ver o tapete como o vestuário da casa. Com preços a partir de R$ 690 o m², a linha criada a quatro mãos será vendida, sob medida, nas lojas dos dois parceiros, em São Paulo, e ainda na Artefacto da capital paulista e de Curitiba.
Estilista que mais negocia licenciamentos no Brasil – o primeiro contrato, de roupa de cama, foi há 13 anos –, Herchcovitch não delega a criação das peças sob a chancela da marca Herchcovitch; Alexandre. “Adoro fazer coisas diferentes”, reforça. E também costuma comprar, ele mesmo, alguns dos itens que saem da sua prancheta. “Tenho várias canecas com estampa de caveira, além de três conjuntos de porcelana, e constantemente estou renovando o estoque de perfume de ambiente”, diz. Empolgado com a nova linha de tapetes, ainda não conseguiu se decidir sobre qual deles vai compor o décor do seu apartamento, enquanto já se dedica ao desdobramento da colaboração coma Tabriz, que chegará ao mercado no ano que vem.
* Matéria publicada em Casa Vogue #350 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)