Os proprietários do apartamento no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entraram em contato com o arquiteto baiano David Bastos antes ainda de se casarem, quando não haviam nem adquirido o imóvel. Sendo os dois jovens empresários com apreço por móveis e objetos de época, a base clássica do projeto foi definida desde o princípio. “O estilo da decoração, no entanto, deveria ser complementado pelo design contemporâneo, para se chegar a uma mistura equilibrada, leve e de viés atual, ajustada ao perfil do casal”, lembra David.
Após a compra da morada, de 650m², o arquiteto apresentou aos clientes uma proposta sofisticada e duradoura, concebida para acompanhá-los pela vida toda. Assim, David investiu no design de interiores, a começar pelos revestimentos. O home theater recebeu boiseries de freijó. Estas se repetem na sala de jantar, no mesmo padrão. Só que, ali, paredes e teto foram pintados num tom vibrante de vermelho. “A cor forte para a sala de jantar, por si só, gera a atmosfera marcante. E até o teto pôde receber o tom vermelho, em função do pé-direito de 3,20 m, mais alto que a média”, explica. Os amplos ambientes sociais, distribuídos entre os citados home theater e sala de jantar, além do living, foram separados por portas de correr que, abertas, ficam embutidas nas paredes. “Dessa forma, essas áreas podem ou não se conectar, dependendo das situações, tanto no dia a dia quanto durante a realização de eventos, mais íntimos, para a família, ou para um número maior de convidados”, afirma o arquiteto.
Já a escolha de móveis, luminárias, obras de arte e objetos decorativos foi feita em parceria entre o casal e David,em uma viagem aos Estados Unido sem que percorreram antiquários na busca por peças ideais. “Nesse cuidadoso garimpo, adquirimos, por exemplo, a poltrona vintage, de couro, que ocupa o hall de entrada”, conta ele. Além dela, foram selecionados sofás, telas, cômodas e diversos adornos, empregados nos muitos ambientes do imóvel. No circuito dos antiquários nacionais, por sua vez, o trio encontrou um par de cômodas francesas do início do século 20, uma mesa de jacarandá, pratarias e vasos, conjunto que compõe a sala de jantar, complementada pelo design contemporâneo das cadeiras Incisa, da italiana De Padova, e pelo imponente jogo de lustre e arandelas de cristal Baccarat.
Para o generoso living, a opção foi pelo formato simétrico, que forma uma dupla sala de estar, onde predomina o off-white, tom neutro e claro, não só nas paredes, mas também em tapete e estofados. Há, porém, exceções, caso das cortinas de seda cinza, objetos de Murano, obras de arte e, ainda, uma cômoda de época, que, vale destacar, reforça o contraste de estilos, tão apreciado pelo arquiteto.
A seguir, o arquiteto aponta suas lojas preferidas em São Paulo e Salvador.
Portfólio David Bastos