O arquiteto Anderson Leite decora ambientes há 15 anos para o empresário solteiro proprietário desse apartamento em Campinas. Nesse período, foram dois lares. Em um deles, a dupla apostou em peças antigas; no outro, em itens de design moderno. Agora escolheram um critério bem diferente: a memória afetiva.
"Usamos peças importantes para ele. A decoração foi pautada pelo que é exótico e cheio de personalidade", conta Leite. Por isso, o apartamento mistura toy art, design contemporâneo, arte urbana e até um busto clássico na sala de jantar.
Para deixar que os itens brilhem, o arquiteto usou uma base neutra: mármore branco no piso, tinta cinza nas paredes e gesso simples no forro. A iluminação é quase sempre indireta, com fitas de LED ocultas ou paredes lavadas. Lâmpadas pontuais permitem criar diferentes cenas luminosas e ressaltam alguns móveis de destaque.
E mobiliário é o que não falta por aqui. A começar pela sala de estar, onde a cadeira de chifres e o sofá de couro de vaca fazem companhia para as poltronas de metal Aviator Tomcat, do americano Timothy Oulton. O tapete francês no estilo aubusson contrasta com o cachorrinho abstrato Puppy, de Eero Aarnio para a Magis e com o abajur Bourgie, de Ferruccio Laviani para a Kartell. Quadros de André Dias coroam o ambiente.
O mix de peças afetivas continua na sala de jantar, onde um painel de grafite despeja cor e oculta a entrada da cozinha. Um espelho do piso ao teto multiplica a imagem criada para o local por Rogerio Pedro. A mesa de couro de peixe da Artefacto é ladeada pelas cadeiras One Chair, de Konstantin Grcic para a Magis e destacada pelas luminárias Beat Stout, de Tom Dixon. Espalhados pela casa estão objetos de toy art criados por Dixon e Jonathan Adler, entre outros.
No quarto do morador, a cabeceira desenhada pelo arquiteto serve de coadjuvante para a profusão de almofadas coloridas e roupa de cama da Missoni Home. Luminárias lavam a parede trazendo um ar relaxante ao dormitório. Um pôster garimpado em um mercado de pulgas da Turquia permite dormir próximo a boas lembranças de viagem.