A obra de Sigmar Polke, artista singular da geração sessentista na Alemanha pós-guerra, é marcada por grande experimentação. Entre 1963 e 2010, ano em que faleceu, ele produziu pinturas, filmes, esculturas, projeções e usou uma infinidade de plataformas incomuns. Para fazer a retrospectiva mais completa de seu trabalho até hoje. A Tate Modern reuniu, na exposição Alibis: Sigmar Polke 1963-2010, uma infinidade de obras – algumas delas nunca antes vistas – que representam todas as fases dos seus mais de 50 anos de carreira.
Em sua pluralidade de técnicas e materiais, Polke costumava explorar as ideias de contaminação e transformação, trabalhando com pigmentos inusitados – muitas vezes venenosos –, como a tinta de caracóis fervidos. Usava também materiais tão variados quanto folhas de ouro, pó de meteorito e plástico bolha. Em algumas de suas pinturas, as imagens surgiam do contato de químicos fotossensíveis com a tela e, na fotografia, podia expor papel a urânio para gerá-las. Para além da imagem estática, a exposição traz vídeos nos quais o artista brinca com dupla exposição, da mesma forma como fazia em suas pinturas que continham camadas de transparência.
As obras de Polke costumavam trazer comentários sociais e políticos que, com atitude irreverente e humor irônico, ridicularizavam qualquer forma de autoridade. Também foi fortemente influenciado pelas culturas radicais dos anos 1970, chegando, inclusive, a experimentar substâncias alucinógenas e usá-las em sua arte.
Com o passar do tempo, o confronto com os remanescentes do Socialismo Nacional em suas imagens foi dando mais espaço ao experimentalismo, que tornou-se ainda mais forte no final de sua vida. Em Alibis: Sigmar Polke 1963-2010 é possível ver de perto como ele usava máquinas de fotocópia para criar novas imagens distorcidas enquanto suas Lens Paiting, criadas nos anos 2000, simulavam imagens holográficas em suas camadas semitransparentes de material.
Alibis: Sigmar Polke 1963-2010
Data: até 8 de fevereiro de 2015
Local: Tate Modern, Level 2
Endereço: Bankside, Londres SE1 9TG, Reino Unido
Horário: de domingo a quinta, das 10h às 18h; sexta e sábado, das 10h às 22h