Em Taiwan, é muito comum que projetos residenciais apresentem cozinhas isoladas e escuras. Quando o escritório House Design foi encarregado de dar vida aos 122 m² de um apartamento na cidade de Kaohsiung, no qual o dono pudesse cozinhar para sua família, tal tradição teve que dizer adeus. Dessa forma, o espaço tornou-se o protagonista de uma ampla e integrada área social feita para manter pais e filhos juntos, mesmo que cada um esteja envolvido com suas próprias coisas.
A partir de então o conceito de integração tornou-se carro chefe do projeto The Family Playground, indo além da funcionalidade e buscando também amplitude visual. Em vez de usar armários ou divisórias para delimitar os espaços, surgiram soluções criativas e bonitas. Entre o hall de entrada e o living foi instalada uma estante de madeira com placas de vidro que, além de abrigar objetos decorativos, permite que a luz natural inunde o local. Em outro ponto, canos foram transformados em uma elegante estrutura que, enquanto delimita a área da sala de TV, também serve de assento e cabideiro. No escritório, uma porta sanfonada pode juntá-lo ou separá-lo do restante do espaço.
LEIA TAMBÉM: Top 14: cozinhas nada convencionais
A decoração escolhida também tomou ares atuais. Para começar, as paredes ganharam visual industrial: muitas delas receberam um revestimento semelhante ao concreto e outras deixaram tijolos aparentes. Em contrapartida, o piso ganhou tábuas corridas para aquecer o ambiente – exceto em um ponto onde a aplicação de ladrilhos hidráulicos resulta em um interessante contraste.
Em volta do coração da casa – ou melhor, da mesa de jantar – reúne-se uma coleção de cadeiras de estilos diferentes enquanto, sobre elas, dependura-se uma luminária que também serve como vaso de plantas. Tal multiplicidade de estéticas se estende por toda a mobília do lar. Móveis de sotaque vintage se unem a outros contemporâneos e alguns rústicos. Por todos os lados, poltronas, quadros e objetos decorativos temperam com cor a cartela de tons naturais criada pelo mix de concreto e madeira. Estruturas metálicas na mesa de jantar, no sofá e em algumas cadeiras ganharam vibrantes amarelos e azuis. Sobre a pia, um painel de azulejos retrô assume um pálido verde menta. Nos quartos e na sala, tapetes reproduzem a natureza enquanto almofadas de motivos tropicais trazem o calor do verão para o décor.